segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seed Balls

Você conhece ou já ouviu falar em Seed Balls?

A técnica das esferas de semente (em inglês, seed balls e, em japonês, nendo dango), criada pelo agricultor japonês Masanobu Fukuoka consiste na fabricação artesanal de um coquetel de sementes armazenado em uma esfera de barro; com o objetivo de reflorestar, principalmente, zonas com tendência à desertificação. Esta ideia, que permitiu com que vastas áreas fossem regeneradas, permitiu que Fukuoka recebesse, em 1998, o Prêmio Nobel da Paz no Extremo Oriente.



A receita básica é a seguinte

Junte sementes ou compre-as para confeccionar as suas esferas de argila. Escolha as sementes de acordo com a área ser plantada. Você também pode utilizar sementes de flores. Coloque apenas uma, duas, no máximo três sementes dentro de cada esfera de argila.

Proporções

- 1 porção de sementes
- 3 porções de adubo orgânico
- 5 porções de argila vermelha ou marrom
- 2 porções de água

Mistura

Junte todos os componentes secos e misture-os bem. A seguir adicione a água, faça uma massa e modele as esferas.

Secagem e armazenamento

Coloque as esferas (bolinhas) em cima de papel (papelão) e deixe-as na sombra para secar, elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após secagem.

Dispersão

As esferas de sementes podem ser distribuídas, espalhadas naturalmente na superfície do terreno escolhido (a distância de uma esfera da outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas, quanto maior as plantas maior a distância).

Hoje comecei a produção de minhas seed balls utilizando sementes de mamão. A ideia é espalhar essas sementes próximas de áreas verdes e lotes vagos existentes pelo meu bairro. O objetivo dos mamoeiros, são para alimentação de animais da fauna local. Entre os animais existentes, fazem destaque o Jacu, Sanhaço (Thraupis sayaca), Araras (Aratinga Leucophtalmus), Saíra-Dourado (Tangara Cyanoventris). Entre os mamíferos, encontramos grandes quantidades de macacos, como o Sauá (Callicebus Personatus) e os sagüis-de-tufo-preto (Callithrix Penicillata).

Nenhum comentário: