É uma tentação observar a árvore alta e copada quando repleta de frutos. A nêspera é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada. Rica em vitamina C e sais minerais, como cálcio e fósforo. A nêspera é consumida in natura e combina bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas. Por serem mais firmes, as nêsperas quase maduras são melhores para tortas. As frutas também são muito usadas para geleias e são deliciosas em compotas.
- Nome científico: Eriobotrya japonica Lindl.
- Família: Rosáceas
- Nome comum: nêspera, nespereira, ameixa-do-pará
- Origem: Japão
- Partes utilizadas: Polpa.
Descrição e característica da planta: Fruta tipo pomo como a maçã, pêra e marmelo, pertencente à família Rosaceae, sendo amplamente distribuída nas regiões subtropical do globo. A sua exploração racional, com real importância econômica, limita-se a alguns países, como Japão, Espanha, Israel e Brasil. Sua origem é asiática, com referência a Japão, China e Índia. Sem desbaste, é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, de modo errôneo chamada popularmente de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa. É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. A nêspera é consumida ao natural ou em salada de frutas e também se presta à produção de excelente compota, atividade essa ainda bem pouco explorada.
Utilidade: os frutos são consumidos principalmente ao natural, na forma de frutas frescas, e também no preparo de excelentes geléias, compotas e licores.
Propriedades medicinais da nêspera
A nêspera, também chamada ameixa-amarela ou ameixa-americana, é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, oriunda do Japão e da China Oriental e aclimada no Brasil.
Ajuda a tratar de: Eliminação de toxinas, escorbuto, estados febris, problemas digestivos
(azia, acidez, gastrites, úlceras etc.), regularização do ácido úrico, retenção de líquidos.
Utilidades Medicinais:
Adstringente - Preparar o decocto da casca da nêspera e aplicar externamente em cataplasmas.
Amigdalite - Proceder como indicado em anginas.
Anginas - Gargarejar com o chá da casca da nêspera. Usar 40 gramas da casca fresca ou 20 gramas da casca seca para um litro de água.
Diarréia - Recomenda-se fazer uma refeição de nêspera cozida com torrada. Pode-se também tomar o caldo do cozimento de nêspera de hora em hora na quantidade de 1/4 de xícara.
Diurese - Fazer refeições exclusivas de nêspera.
Estomatite - Proceder como indicado em anginas.
Fontes:
http://www.frutas.radar-rs.com.br/frutas/nespera/nespera.htm
http://www.algarve-portal.com/pt/OBJ/nesperal
Nenhum comentário:
Postar um comentário