sábado, 24 de setembro de 2011

Uvaia (Eugenia pyriformis Cambess)

Nome científico: Eugenia pyriformis Cabess

Família: Myrtaceae
Ocorrência: A área de ocorrência da Uvaia se estende de São Paulo ao Rio Grande do Sul. A espécie pode ser encontrada na floresta semidecídua do planalto e da bacia do rio Paraná.

Aspectos ecológicos: A uvaia pode atingir de 6 a 13 metros de altura, com tronco geralmente retilíneo e descamante, de 30 a 50 centímetros de diâmetro. As folhas são simples, glabras, de cor róseo-avermelhada, quando jovens, e com a face inferior densamente serícea, apresentando de 4 a 7 centímetros de comprimento. A espécie floresce durante os meses de agosto e setembro e, no extremo sul, em novembro e dezembro. Os frutos começam a maturar em setembro, prolongando-se até o final de janeiro.

Utilidade: A madeira da uvaia é utilizada para o fabrico de moirões, estacas, postes, lenha e carvão. A árvore é muito utilizada em projetos ornamentais, devido à delicadeza de sua copa e à beleza de suas folhas. Além disso, a espécie possui frutos saborosos, que podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, e que servem de alimento para a fauna local, o que faz da uvaia uma das espécies mais indicadas para cultivos domésticos. Esta característica permite que a árvore seja empregada, ainda, em reflorestamentos heterogêneos, destinados à recuperação de áreas degradadas de preservação permanente.

Curiosidades: Para obter sementes de uvaia, deve-se colher os frutos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. O passo seguinte é despolpar os frutos manualmente, em água corrente, dentro de uma peneira, e deixar as sementes secarem a sombra. Um quilograma contém, aproximadamente, 1.170 unidades. Sua viabilidade é curta, não ultrapassando 60 dias.

Já para a produção de mudas, é necessário deixar as sementes germinarem em recipientes individuais, assim que colhidas e sem nenhum tratamento. O recipiente precisa conter substrato organo-argiloso e ser mantido em ambiente semi-sombreado. A semente deve ser coberta com uma camada de 0,5 centímetros do substrato peneirado e irrigada duas vezes ao dia. A emergência ocorre entre 10 e 40 dias, e a germinação é superior a 40%.

O desenvolvimento das mudas de Uvaia é lento. Elas ficam prontas para o plantio em local definitivo dentro de 10 e 11 meses, apenas. O desenvolvimento das plantas também é lento no campo: não ultrapassa 2 metros em 2 anos.

Nenhum comentário: